Se atente aos sinais do câncer de mama

Mulher abraçando os seios com a frase "Outubro Rosa - Se atente aos Sinais do Câncer de Mama" ao fundo

Compartilhe este post

Se atente aos sinais do câncer de mama

É comum que em todo mês de outubro se fale sobre o câncer de mama, porém nem sempre foi assim, se atente aos sinais. A campanha teve Outubro Rosa iniciou-se na década de 90 em alguns estados dos EUA. Mais tarde o congresso americano reconheceu o mês de Outubro como o mês oficial de prevenção contra o câncer de mama.

Apesar do tema atribuído ao mês de outubro, a prevenção e deve permanecer durante o ano todo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) em 2021 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil. No ranking de mortalidade por câncer entre as mulheres ele ocupa a primeira posição. As regiões sul e sudeste têm as maiores taxas de incidência e mortalidade. Quanto mais cedo for detectado, maior a chance de cura, ela pode chegar até 95%.

Quais são os fatores de risco para desenvolver o câncer de mama?

Fatores genéticos: Mulheres com alterações genéticas, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2 têm grandes chances de desenvolver a doença.

Fatores Comportamentais/Ambientais: 

Sobrepeso e obesidade após a menopausa.

Sedentarismo.

Consumo excessivo de álcool.

Exposição frequente à raios-x.

Tabagismo.

Fatores hormonais:

Menarca precoce (antes dos 12 anos).

Uso de contraceptivos hormonais.

Primeira gestação após os 30 anos.

Menopausa após os 55 anos.

 

Quais são os sinais da presença do câncer de mama?

Vermelhidão, inchaço, coceira, dores nos seios, alterações no tamanho, na forma e secreções nas mamas são indicadores de que há algo de errado.

 

Como realizar o autoexame das mamas? 

Uma das maneiras de detectar nódulos e alterações nas mamas é através do autoexame. Em pé, de frente para um espelho, observe atentamente suas mamas, fique atenta a ondulações e alterações no formato delas. Leve um dos braços atrás da cabeça e use a mão oposta para tocar a mama, em seguida faça a mesma coisa com a outra mama. Examine-a com movimentos circulares, de baixo para cima, de um lado para o outro. Atente-se caso alguma secreção saia dos mamilos.

 

Quando procurar um especialista?

Apesar de eficaz, o autoexame não substitui a necessidade da consulta com um ginecologista ou mastologista, que deve ocorrer no mínimo anualmente, quanto ao mastologista, a recomendação é de que, a partir dos 35 anos de idade, o acompanhamento comece, entretanto, mulheres com histórico de câncer na família, que tiveram menstruação precoce ou tardia, deverão começar o acompanhamento mais cedo e, provavelmente, a consulta deverá ocorrer mais de uma vez ao ano.

 

Saiba mais sobre quando consultar-se com um mastologista:

https://clinicayasmim.com.br/clinica-yasmim-mastologia/

a imagem mostra uma ilustração do útero, trompas e ovários, abaixo está escrito "endometriose"
Blog

Endometriose

A endometriose é uma condição em que o tecido semelhante ao revestimento interno do útero, chamado endométrio, cresce fora do útero. Essas áreas de crescimento