Pneumologia

O pneumologista é um profissional capacitado a diagnosticar tais doenças e encontrar anomalias que danifiquem a saúde e bem-estar do paciente. É papel desse especialista identificar os males pulmonares, realizar o tratamento corretamente e orientar o paciente sobre cuidados preventivos.
Quais doenças são tratadas por esse médico?
São inúmeras as doenças pneumológicas registradas pela medicina. Entre as mais recorrentes tratadas por pneumologistas, estão:
- apneia do sono;
- fibrose cística;
- micoses pulmonares;
- embolia;
- enfisema pulmonar;
- pneumonia;
- tuberculose;
- doença pulmonar obstrutiva crônica;
- câncer de pulmão.
Outras duas doenças pneumológicas comuns são a asma e a bronquite. Muitas vezes confundidas, algumas pessoas pensam ser a mesma doença. Esse engano se dá na referência à asma por “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”.
Apesar de terem sintomas parecidos, são doenças bem diferentes. A bronquite é uma inflamação específica nos brônquios, órgãos responsáveis por carrear o ar a cada respiração. Já a asma é uma doença crônica, responsável por causar inflamação de vias aéreas inferiores (traqueia e brônquios), dificultando assim a respiração.
Quando procurar um pneumologista?
Sintomas comuns em doenças pulmonares precisam de certa atenção. A busca por um especialista deve ser necessária quando a pessoa apresentar algum dos seguintes sinais e sintomas:
- cansaço sem esforço;
- roncos;
- falta de ar;
- tosse (seca ou não);
- apneia no sono (curtos períodos em que o indivíduo deixa de respirar durante o sono);
- dor ou chiado no peito;
- rouquidão;
- hemoptise (eliminação de sangue proveniente dos pulmões ao tossir);
- infecções respiratórias frequentes.