Ultrassom Vascular

Mulher realizando um ultrassom vascular

Compartilhe este post

O ultrassom vascular é um dos meios de detectar alterações no sistema vascular. As doenças vasculares são todas aquelas que atingem o sistema venoso ou arterial. AVC, trombose, aneurisma e doença arterial são apenas alguns exemplos.

 

O que é e para que serve o ultrassom vascular?

Utilizada para identificar possíveis obstruções nas artérias e veias, a ultrassonografia vascular é um exame não invasivo, que utiliza das ondas sonoras para projetar imagens do interior do organismo, é capaz de detectar praticamente todos os problemas vasculares, tanto venosos quanto arteriais.

 

O que são problemas venosos?

Ocorrem quando as veias são danificadas e dilatam como resposta. Um dos exemplos de problemas venosos são doença venosa crônica e hemorroida. A DVC pode resultar em varizes, edemas, mudanças na coloração da pele (hiperpigmentação).

 

O que são problemas Arteriais?

São doenças que atingem as artérias do corpo. Muitos desses problemas não possuem sintomas, o que faz com que só sejam detectados após um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

 

Como o exame é realizado?

Após a aplicação de um gel na região a ser examinada, o profissional deslizará a sonda chamada transdutor, que gera as ondas sonoras e capta os sons.

 

Como devo me preparar para a realização do exame?

Não é necessário preparo prévio para a realização do ultrassom vascular .

 

Quando o exame é solicitado?

O exame de ultrassom vascular costuma ser solicitado quando há suspeitas de problemas vasculares, como coágulos, estreitamentos ou obstruções nas artérias. Sintomas que o profissional leva em consideração para solicitar o exame são: pés e mãos frias, sensação de formigamento frequente, inchaço local, tontura, fadiga falta de ar, dor no peito, perda de cabelo e distúrbios digestivos.

 

Quando devo procurar um especialista?

Os sintomas citados acima devem ser levados em consideração, caso eles persistam, a orientação é procurar um médico angiologista.

 

Quais são os problemas vasculares mais recorrentes?

AVCs, infartos, tromboses, aneurismas, varizes, doença carotídea, úlcera varicosa, pé diabético são apenas alguns exemplos de problemas vasculares comuns e que podem ser detectados através do exame de ultrassom vascular.

 

Quais são os sintomas dos problemas detectados pelo ultrassom vascular?

A realização do exame pode detectar e prevenir problemas que futuramente se tornariam situações graves, como por exemplo AVCs e infartos. Se engana quem pensa que os sinais de um infarto se limitam a dor no peito e dormência no braço. Doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e tabagismo são fatores que contribuem.

 

Como saber se alguém está tendo um AVC?

O AVC é a segunda causa de mortes no mundo e não escolhe idade, cor ou orientação sexual, pode ocorrer com qualquer pessoa, por isso é de suma importância saber reconhecer os sintomas. Uma das maneiras de detectar o acidente vascular cerebral é realizando o teste do SAMU, que consiste em fazer perguntas a pessoa que estiver passando mal, peça para ela sorrir, erguer os braços, completar a letra de uma música. Caso não consiga realizar essas tarefas, ligue imediatamente para a emergência.

 

Como saber se alguém está tendo um infarto?

Como foi dito acima, os sintomas de um infarto vão além de dor o peito e formigamento no braço esquerdo, dores nas costas, suor frio, desmaio em casos mais extremos, náuseas e vômitos podem preceder um infarto.

 

Como reconhecer a trombose?

A trombose ocorre quando um coágulo bloqueia uma veia (trombose venosa) ou uma artéria (trombose arterial), sendo que a trombose arterial pode ocasionar AVCs e infartos como consequência. Na maioria das vezes a trombose não apresenta sintomas, é importante prestar atenção em inchaços e vermelhidão em determinadas regiões do corpo, dores ou sensações de peso e rigidez na musculatura. Na trombose arterial podem surgir também dores no peito e fraqueza em apenas um lado do corpo.

 

Quais são os sinais e sintomas das varizes?

Ardência, dores, câimbras, dormência são alguns dos sintomas de varizes, podem surgir também mudanças na cor da pele, coceira e sensação de inchaço e peso nas pernas.

 

Como reconhecer os sintomas de um aneurisma?

Sensibilidade à luz, desmaios, vômitos, tonturas, dificuldade ao caminhar, pescoço duro, intensas dores de cabeça, visão embaçada e convulsões são indicadores de que há algo de errado. Já no aneurisma da aorta sintomas como Pulsação forte na região abdominal, dor constante no peito, tosse seca constante, cansaço e falta de ar, dificuldade para engolir.

 

Quais são os sintomas do pé diabético?

Esta condição ocorre em pessoas que não tem a diabetes controlada. São considerados sintomas do pé diabético: formigamento, perda da sensibilidade local, dores, queimação nos pés e nas pernas, sensação de agulhadas, dormência, fraqueza nas pernas. Esses sintomas podem se agravar durante a noite, quando a pessoa se deita e para de movimentar as pernas, afetando assim a circulação.

 

Quais são os principais sintomas da Doença Carotídea?

A Doença Carotídea é a dor em um dos lados do pescoço, podendo ser até mesmo em ambos os lados, que erradia para a cabeça, essa condição ocorre devido a uma lesão, que desvia o fluxo normal do sangue para o local errado. Esta condição pode ocasionar a formação de coágulos, que bloqueiam o fluxo sanguíneo, tal situação pode ocasionar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seus principais sintomas são intensas dores de cabeça, dificuldades de compreensão ou de fala, perda de equilíbrio e tontura.

 

Como identificar a úlcera varicosa?

É o estágio mais avançado e grave da condição chamada Insuficiência Venosa Crônica, são erupção cutânea, sintomas da condição: inchaço, dores e cansaço nas pernas, ferida na pele (especialmente no tornozelo), vermelhidão ao redor da ferida, espessamento da pele, coceiras, câimbras, sensação de formigamento, queimação, mau cheiro na ferida e presença de pus.

 

Como evitar essas condições?

A resposta para esta pergunta é bem simples: basta cuidar da saúde. Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e saudável, não fumar, estar dentro do IMC, evitar o consumo frequente de bebidas alcóolicas, beber água regularmente, pelo menos três litros por dia.

O ultrassom vascular é capaz de detectar todos esses problemas, tanto arteriais quanto venosos, na Clínica Yasmim você encontra o exame e conta com o melhor atendimento. Entre em contato conosco e agende sua avaliação.

Mulher realizando um ultrassom vascular
Blog

Ultrassom Vascular

O ultrassom vascular é um dos meios de detectar alterações no sistema vascular. As doenças vasculares são todas aquelas que atingem o sistema venoso ou

Ultrassom das vias urinárias é realizado em homem.
Blog

Ultrassom das Vias Urinárias

Ultrassom das vias urinárias detectam sérios problemas de saúde Consideradas potencialmente graves, as doenças renais são condições que afetam o funcionamento normal dos rins. De