Ortopedia E Traumatologia

Ortopedia é a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos,

E tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.

A Ortopedia está diretamente relacionada à Traumatologia que é a especialidade médica que lida com as lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho músculo-esquelético,

Focando-se porém em lesões ósseas e tendinosas da coluna, bacia, e membros superiores e inferiores, sendo que outros tipos de traumas deverão ser atendidos pela especialidade à qual relacionam-se.

É a especialidade médica que investiga, diagnostica, trata e acompanha enfermidades relacionadas com fraturas e lesões ósseas e tendinosas provocadas por eventos traumáticos no aparelho músculo-esquelético ou locomotor,

Composto por: braços, mãos, pés, pernas, coluna , bacia, músculos, tendões e ligamentos.

Os acidentes mais comuns atendidos e tratados pelo traumatologista são: traumas desportivos, acidentes domésticos, de trânsito, e de trabalho.

O trauma também poderá ser causado pelo aumento na velocidade de locomoção de ser humano, antes considerado como acidente, hoje, considerado como uma doença.

No caso de ocorrências de lesões e estados patológicos imediatos ou tardios, causados por violência sobre o corpo humano, atingindo sua integridade física e mental, vem à tona outra ramificação da Traumatologia denominada de Médico Legal, a qual faz parte da Medicina Legal, constituindo em torno de 60% das perícias, geralmente em causas penais e trabalhistas.